Direitos dos trabalhadores da indústria têxtil da região de Nova Friburgo e Lumiar
Hoje vamos abordar um tema sobre direito do trabalho, em nosso blog.
Viemos trazer alguns direitos previstos, exclusivamente, para os trabalhadores da indústria têxtil da região de Nova Friburgo e Lumiar, que muitas vezes são desconhecidos por estes.
Todos sabemos que a região de Lumiar e Nova Friburgo é repleta de fábricas têxteis, sendo estas responsáveis por grande parte da economia local. Desta maneira, visando à garantia de melhores condições de trabalho para os profissionais friburguenses foram previstos alguns direitos exclusivos à categoria.
Alguns destes são:
Pagamento de adicional de hora extra em 80% – Isso mesmo! Diferente dos demais trabalhadores, os Obreiros do ramo da indústria têxtil, em Nova Friburgo, devem ter seu adicional de hora extra pagos em 80%, e não em 50% como de costume.
Digamos que uma costureira ganhe R$ 15,00 (quinze reais) pela hora trabalhada normalmente. A mesma costureira quando fizer hora extra terá o valor de sua hora convertido em R$ 27,00 (vinte e sete reais), isto porque sua hora extra deverá ser acrescida de 80% do valor da hora simples.
Lembrando que tal adicional não afasta o adicional de 100%, quando o trabalho é realizado aos domingos e feriados, sendo, portanto, aplicado apenas em dias úteis e aos sábados.
Fornecimento de vale transporte sem qualquer desconto para o funcionário – É responsabilidade dos empregadores fornecer aos funcionários que necessitam utilizar o transporte público, para se locomoverem de suas residências até o local de seu trabalho, vale transporte. NÃO PODENDO, JAMAIS, REALIZAR QUALQUER DESCONTO REFERENTE A TAL BENEFÍCIO NO SALÁRIO DO EMPREGADO.
Condições dignas de trabalho – Podemos dizer que este direito é mais amplo e complexo que os demais, porém, resumindo, é dever do empregador fornecer aos seus funcionários condições minimamente dignas para que estes possam trabalhar.
Assim, podemos considerar, como condições mínimas de trabalho, um ambiente bem ventilado, bem iluminado, cadeiras confortáveis com apoio para os braços, respeito ao limite de jornada diária, dentre tantos pontos fundamentais, para se ter um ambiente de trabalho confortável e harmônico.
Viu só, como muitas vezes, você tem direito!
Gostaram das nossas dicas? Alguém se identificou com algum desses casos? Há dúvida? Entre em contato conosco